Inverno - Momento de Recomeçar


O solstício de inverno marca a noite mais longa do ano!

A cada estação vivenciamos uma nova possibilidade de um NOVO CICLO DE VIDA, e o INVERNO nos traz um momento de recolhimento, dias para se refletir, reconectar-se, centralizar-se. Uma preparação para o florescer!

Podemos desfrutar desse momento, transformando os nossos espaços em ambientes mais acolhedores e harmoniosos, para que eles possam nos ajudar a passar pelo período mais frio do ano. Nessa época, experimentamos a energia yin que é repousante, silenciosa e contemplativa, e nos convida a dormir, ler um livro, assistir a filmes, enfim hibernar!

O INVERNO está associado a área 01 do ba guá – CAMINHO DE VIDA, momento de recomeçar, refletir a caminhada, aonde chegamos e como queremos prosseguir. Para tornar esses meses mais estimulantes e criativos, sugiro observar os quatro cantos da casa! Como os ambientes ficam mais fechados, a energia fica mais estagnada, com uma sensação mais densa. Dessa forma para renovar o ar e evitar o acúmulo de bactérias, você pode usar essências de laranja e limão, pois elas irão deixar o ar com a sensação de frescor e estimular a comunicação!

Outras essências que podem ser utilizadas são as de ALECRIM e LAVANDA. O alecrim tem propriedades antidepressivas e bactericidas, além de serem utilizados nas limpezas energéticas dos espaços. A lavanda, dentre tantas propriedades, age sobre o sistema respiratório, sendo bastante eficiente no tratamento de gripes e tosses, algo bastante comum nessa época.

Na decoração dos ambientes e principalmente nas casas, além das janelas fechadas, como forma de aquecer os espaços, sugiro usar cores em tons terrosos (marrom, amarelo, laranja, rosa seco etc.) pois, são mais acolhedores. Assim, almofadas, tapetes, cortinas, mantas e cobertores são peças fundamentais para aquecer a estação. Que tal tornar os espaços mais quentes com essa combinação?!

Outro fator que influencia bastante nesse período é a iluminação. Durante o dia, deixe as cortinas abertas, para as regiões mais frias, velas e lareiras, ajudam bastante a aquecer os ambientes, mas a lâmpada amarela, também cria um clima mais quente e acolhedor.

Para finalizar, não podemos esquecer do ato de cozinhar – que está associado a alquimia e a auto cura! No clima friozinho, criar uma sopa ou mesmo um caldo quente, aquece o corpo e a alma!

49 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo